Video Checking

Revisão dos níveis e vazamentos de uma carregadeira de rodas Komatsu WA-600 em 8 etapas

Nas linhas a seguir, bem como no vídeo que incluímos, mostramos as 8 verificações para realizar um teste de detecção de nível e vazamento, como realizado por um técnico.

Como inspecionar níveis e vazamentos para uma carregadeira de rodas Komatsu WA600?

A inspeção de máquinas usadas é básica, tanto na compra de uma unidade de segunda mão quanto na comprovação da condição correta da unidade antes de iniciar um trabalho.

Nesse caso específico, veremos quais são as etapas a seguir ao verificar os níveis de uma carregadeira de rodas e descartar possíveis vazamentos nela.

A revisão de níveis e vazamentos é uma evidência inevitável dentro de uma verificação completa e profissional de uma carregadeira de rodas, que podemos dividir em 8 testes de verificação.

Como demonstração, podemos ver no vídeo a seguir uma explicação prática de como verificar os níveis e vazamentos em uma carregadeira de rodas KOMATSU.

Mudamos para as instalações da Taop Parts localizadas em Valência (Espanha) com o objetivo específico de verificar os níveis de um Komatsu WA600-6.

É uma carregadeira de rodas disponível em www.taopparts.com (além de uma ampla variedade de peças de reposição) e foi verificada e controlada pelos técnicos da Taop Parts.

Verifique o nível de óleo no motor com a máquina parada

No vídeo, iniciamos a verificação do nível, verificando os níveis de óleo do motor. Para verificar os níveis de óleo do motor, usamos a vareta medidora de nível para garantir que o nível esteja efetivamente entre o nível mínimo e máximo indicado na vareta medidora.

Verifique o nível de óleo na transmissão com a máquina parada

Para verificar o nível de óleo da transmissão “frio”, nossos técnicos verificam o nível do indicador externo. Conforme mencionado no vídeo, caso os níveis não sejam ótimos, teremos que adicionar a quantidade necessária de óleo.

Inspeção do nível do líquido de refrigeração

Essa verificação é realizada no tanque de expansão do circuito de refrigeração. É muito importante que a máquina esteja fria para não sofrer queimaduras.

Verifique o nível do óleo do motor e a transmissão com o motor em funcionamento.

Realizadas as verificações “frias”, prosseguimos com o arranque da máquina. Após 5 minutos com a carregadeira de rodas em funcionamento, podemos testar o nível de óleo no motor e na transmissão.

Verifique os níveis de óleo nas unidades finais

O próximo passo é verificar o nível de óleo das unidades finais. Para fazer isso, o bujão de enchimento e verificação de nível foi desligado (não deve ser confundido com o bujão de drenagem localizado abaixo). A altura da tampa de enchimento marca precisamente a altura que define o nível ideal.

Verificação do nível de óleo no eixo cardan

Quanto à verificação do nível de óleo do eixo cardan, encontraremos uma tampa de enchimento na parte superior e a verificação de nível na lateral.

Verificando o nível do óleo hidráulico

Para verificar o nível do óleo hidráulico, a máquina deve ser parada e colocada em uma posição completamente horizontal. O balde terá que ser parado e em contato com o solo. Além disso, conforme recomendado no vídeo, é conveniente abrir a tampa para a verificação, a fim de evitar possíveis pressões no tanque. O indicador externo nos mostrará o nível.

Inspeção visual para excluir um vazamento

Por fim, realizaremos uma inspeção visual geral com o objetivo de descartar possíveis vazamentos. É importante realizar a manutenção da máquina. Da mesma forma, é impensável adquirir uma máquina em segunda mão sem primeiro executar uma verificação completa e não pode faltar uma revisão de níveis e vazamentos.

Links de interesse: